segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Simplicidade


Realmente é complicado conviver com líderes. Às vezes presenciamos coisas que não deveríamos ver. Muitas vezes machuca, sabe. Ai eu me pergunto, cadê os grandes referenciais dessa geração? Muitos estão perdidos em si mesmos: em seu grande ministério, em suas alianças, em seus cargos de igreja, em suas vontades, em suas ganâncias. O coração agora se tornou uma conformidade. Onde estão os discursos de arrependimento? Onde estão as vidas? Cadê os João batistas da atualidade? Se pelo menos se preocupassem mais em viver o que falam do que apenas em falar, as coisas fluiriam...
O grande bezerro de ouro é a propriedade. “Dê tanto ‘x’ que você terá o que deseja teu coração, Deus vai te dar”. “Olha mais tem participar da campanha, viu?” Um discurso que só trás egoísmo para nossa igreja. Tudo anda sem direção ultimamente, mais tudo isso tem uma raiz que se chama coração. Quando Jesus nasceu Deus escolheu o lugar mais improvável para que ele nascesse: uma manjedoura. Não era ele o rei dos reis? Senhor dos senhores? O príncipe da paz? E nascer em uma manjedoura? Não, não. Realmente esse não era o lugar mais digno de receber o filho de Deus. Mais Deus em sua infinita sabedoria quis mostrar a simplicidade do reino.
Nosso coração seve ser como uma manjedoura. Um coração simples, sem ruga sem manchas. É nesse lugar dentro de nós que Jesus escolheu para nascer, um lugar que deve exalar simplicidade. Talvez esse seja um dos grandes porens de nossa geração. Muitas vezes a igreja é apenas um reflexo da ação dos lideres. Se o coração dele não for uma manjedoura dificilmente a noiva de cristo saberá o que é simplicidade. Repito: a igreja se torna o reflexo da liderança. Os ministérios só fluem a atmosfera de Deus se houver manjedoura.
“Depois de ouvir o rei eles seguiram seus caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar aonde estava o menino” Mt 2:9. A estrela parou? Mas parou aonde? Foi no lugar que Jesus estava. E esse lugar era a manjedoura. Por que será que foi nesse lugar? Só por que Jesus estava lá? Também.
A questão é que os três reis magos foram guiados por essa estrela até Jesus. Vejo a estrela como o espírito santo. Que guia e mostra a direção da simplicidade. Quando o espírito se encontra com o nosso coração (a manjedoura) tudo se torna diferente, nosso coração se torna disposto em dar adoração pra Deus. Essa foi atitude dos três reis magos que deram: incenso, mirra e ouro. O espírito se aproxima de nós se tivermos simplicidade, ele se sente realmente em casa.
Isso é o que falta em muita liderança, uns que acham que já sabem tudo, outros que não vivem o que pregam, outros que esqueceram das vidas. Deus olha nosso coração, assim como olhou o da viúva pobre. A estrela está procurando manjedouras. Há alguém aí?
Que nosso coração expresse todos os dias a simplicidade de Deus ao clamar: aba pai.

Um comentário: